O que nos diferencia
Uma plataforma concebida para respeitar os direitos de privacidade do cidadão
Desenvolvimento
A Mediceus desenvolve sofware que permite a recolha, armazenamento e tratamento de dados de saúde, privilegiando o seu fácil acesso para todos, incluindo os seus titulares, os profissionais de saúde e os os investigadores e cientistas.
Cloud (EU)
Os dados de saúde são armazenados na UE
FHIR
A Mediceus usa o standard internacional FHIR de base de dados
Proteção de dados pessoais
A partilha dos seus dados ocorre no pleno cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados a da proposta de Regulamento Europeu sobre o Espaço Europeu de Dados de Saúde. Os seus dados são anonimizados na nossa base de dados, e os investigadores que a eles acedem não têm possibilidade de re-identificá-los, mantendo-se assim confidenciais. Como titular e proprietário dos seus dados de saúde, tem acesso a todos os resultados dos projetos de investigação científica sobre dados de saúde, tal como seu médico.
Anonimização
Os seus dados passam a ser identificados com um código confidencial. Só o seu médico terá acesso ao seu nome
Melhor saúde
As descobertas científicas importantes sobre a sua saúde são comunicadas ao seu médico
Gestão de consentimento
A Mediceus cumpre a lei em todos os seus aspetos, e desenvolveu uma arquitetura informática onde o seu consentimento controla a partilha dos seus dados, quem tem acesso a eles, e a que fins podem ser destinados. Os seus dados de saúde individuais nunca serão partilhados a não ser consigo ou com o seu médico ou profissional de saúde, sob o seu controlo. Dados de saúde desidentificados e anonimizados serão acedidos por investigadores em projectos de investigação científica devidamente autorizados, sem que o investigador os possa visualizar ou copiar.
Tem o controlo
Pode retirar o seu consentimento quando quiser
O cidadão no centro
A Mediceus só age sob as suas instruções
Dados de saúde interoperáveis
Os dados de saúde são armazenados em hospitais em vários formatos distintos, o que dificulta que possam ser reunidos, estudados e comparados, retirando-lhes assim um valor enorme. Portugal e a União Europeia têm em curso projetos de normalização de dados de saúde, para permitir investigação científica em larga escala, e disponibilizar ao seu médico o seu historial clínico completo, permitindo que seja tratado em Portugal ou em qualquer país da UE. Todos os sistemas informáticos da Mediceus obedecem aos princípios da interoperabilidade.
Uma rede nacional
Todos os hospitais estarão ligados entre si
Uma rede europeia
Todos os países estarão ligados entre si